Uma das cenas que mais amo no filme Invictus é quando Mandela pergunta a Françoise, capitão dos Springboks: “Qual a sua filosofia de liderança, Françoise?”, que imediatamente responde: “Pelo exemplo, senhor...”
E você, como líder, é UM EXEMPLO?
Para mim, é impressionante como somos capazes de AVALIAR O OUTRO neste quesito, não é mesmo? Pense nas suas impressões sobre o seu chefe, o CEO da empresa...
Mas, agora, volte a sua ATENÇÃO PARA VOCÊ! Reserve alguns minutos em silêncio e reflita sobre como você é, realmente, na liderança.
Não, não estou falando aqui do que se espera no jogo “corporate”, de se comportar, isto é, a média esperada por aí... Estou falando genuinamente, profundamente.
No livro “As Raízes do EUpreendedorismo”, que publiquei em 2015, dedico um dos capítulos ao princípio oRnar, abordando a seguinte questão: O quanto você tem ornado com aquilo que FALA, ACREDITA e FAZ no seu dia a dia?
Para isso, sugiro aqui alguns passos importantes:
1) Reserve alguns minutos por semana, dedicados TOTALMENTE A VOCÊ, sem interrupções, na sua rotina de meditação ou, caso não siga esta prática, escolhendo um momento de reflexão e interiorização. E respire...
2) Após estar mais conectado com o momento presente, reflita sobre qual a sua FILOSOFIA DE LIDERANÇA. O que você acredita, genuinamente, serem os PILARES fundamentais de liderança, frente ao que estamos vivendo como humanidade e planeta? Lembre-se, NÃO HÁ RESPOSTA CERTA, somente a sua resposta verdadeira.
3) Em seguida, avalie como você está em cada uma desses pilares? Que eventos, exemplos, COMPORTAMENTOS, atitudes tem demonstrado em cada deles? E quais eventos e comportamentos ocorreram em sentido contrário ao desejado?
4) Se quiser se aprofundar, que tal juntar sua equipe e ter uma CONVERSA SINCERA sobre isso? Que tal perguntar a eles, a partir desse lugar genuíno de ser um aprendiz?
Vivemos desafios bem complexos nas mais variadas dimensões - social, econômica, saúde, ecológica, etc. -, e precisamos de líderes para encará-los...
Então, como você LIDERA?
Que bater um papo sobre essas questões? Escreva para mim. O EUpreendedorismo nasceu justamente com esse objetivo. É um MOVIMENTO que convida mais e mais as pessoas a se desenvolver, aprender e evoluir como seres conscientes.
Ubuntu. Eu sou porque você é. Você é porque nós somos.
Edu Seidenthal