1 DESPERTAR: Muitas vezes, um fato inesperado (um breakdown) faz você perceber que está vivendo no piloto automático e é necessário repensar escolhas e situações e se conectar com sonhos e projetos engavetados.
2 DESCOBRIR: É o momento de entender a relação entre seus sonhos e projetos e o seu propósito, buscando respostas para questões como: “Para onde ir?” e “Como lidar com a sensação de estar sem rumo?” Ao se aprofundar nas respostas, você começará a sua caminhada rumo à sua essência, a partir do EUpreendedorismo.
3 SEMEAR: Diante de muitas ideias, você irá se experimentar, prototipar o que tem em mente e, também, definir com quem e como seguirá adiante. É um Estágio de muito diálogo interno e emoções distintas, em busca de mais consciência sobre a sua jornada.
4 CRESCER: É o momento de, a partir dos resultados do Semear, buscar definições dos projetos a serem desenvolvidos. Neste processo, você provavelmente lidará com as dúvidas e os desafios do crescimento, e diferentes sensações, como medo de perder o controle. Será o momento de entrar em contato com diversas polaridades presentes, buscando, por exemplo, o equilíbrio entre estabelecer processos e sistemas e, ao mesmo tempo, ser flexível e inovar.
5 COLHER: É o Estágio para celebrar os passos da sua Jornada, as conquistas, os aprendizados, os relacionamentos e tudo o mais que se manifestou neste ciclo. É, também, o momento de refletir sobre os próximos passos, o que levará você, provavelmente a iniciar um novo Ciclo.
METODOLOGIAS: Desde 2009 tenho estudado, vivenciado e colocado em prática a Filosofia Ubuntu, palavra africana que significa “Tornar-se pessoa por meio das relações”. Também realizei diversas formações: ACP – Coaching Ontológico por Newfield Network, ICC – Integral Coaching Canada e ICI – Integrated Coaching Institute, reconhecidas pelas Federações de Coaching (Brasileira e Internacional). E em 2020 iniciei a formação em Liderança Generativa, pelo Institute for Generative Leadership (IGL), nos Estados Unidos.
A reflexão sobre a teoria dessas formações e, principalmente, a vivência prática, atuando como coach e facilitador de processos de desenvolvimento de executivos e equipes, me levou a criar a Liderança Ubuntu, uma abordagem que reúne e sintetiza meus aprendizados e expressa o meu propósito de inspirar pessoas, equipes organizações na expressão de suas humanidades. A essência é o significado de Ubuntu: “Tornar-se pessoa por meio das relações” ou, em outras palavras, “Eu sou porque você é”.
PARA QUEM É O PROGRAMA?
Diretores, gerentes, supervisores e gestores interessados no autoconhecimento e no autodesenvolvimento
Profissionais e empresários
Líderes e profissionais em momentos de transição
Empreendedores
Organizações interessadas em investir no desenvolvimento dos seus líderes e colaboradores
Universitários, jovens em início de carreira e/ou estudantes de Ensino Médio
Toda e qualquer pessoa interessada na busca de seu propósito de vida, por meio de um caminho profissional que fale direto com a sua essência, a sua vocação, os seus talentos